Fotoclube Poesia do Olhar realiza entrega de livros para a Academia Maranhense de Letras

O Fotoclube Poesia do Olhar se reuniu, nesta quinta-feira (31), com a diretoria da Academia Maranhense de Letras (AML), durante sessão rotineira, na sede da instituição literária, para fazer a entrega simbólica de cinco exemplares do livro “Tambores” para compor o acervo da biblioteca da AML. A obra faz parte de um projeto do fotoclube, que buscou juntar literatura e fotografia, ao fazer uma releitura fotográfica do livro “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense Josué Montello.

Na oportunidade, o presidente do Poesia do Olhar, João Maria Bezerra, e os coordenadores executivos do projeto, Adriano Almeida e Márcio Melo, aproveitaram para discutir com o presidente da AML, Lourival Serejo, e demais membros da Academia Maranhense de Letra sobre a intersecção da literatura e a fotografia, duas linguagens da arte que podem se completar e construir narrativas para uma visão renovada da realidade. Eles conversaram sobre possíveis projetos que podem unir o trabalho fotográfico às produções literárias.

Durante o encontro, João Maria Bezerra explicou sobre o projeto fotográfico e destacou a importância do livro “Tambores” que, agora, faz parte do conjunto de obras da AML.

“É uma oportunidade única representarmos o Poesia do Olhar em uma reunião com a diretoria da Academia Maranhense de Letras, visto que o nosso livro teve, justamente, o propósito de juntar literatura e fotografia. A obra foi fruto de um estudo minucioso de pesquisa que reuniu 19 fotoclubistas para fazer a releitura fotográfica, a partir da interpretação do livro de um dos maiores escritores do nosso estado. Além disso, é uma reunião oportuna para tratarmos de próximos projetos que possam envolver a Academia”, ressaltou.

Lourival Serejo, presidente da AML, aproveitou a ocasião para parabenizar pelo projeto e frisar a importância de obras que reúnam diferentes tipos linguagens.

“Primeiro, agradecemos a visita dos representantes do Fotoclube Poesia do Olhar que realizou um trabalho artístico importante, ao juntar duas linguagens: a fotografia e a literatura, interpretando um dos livros de Josué Montello. Receber os exemplares é uma forma de cumprimos a nossa missão de abrir cada vez mais as portas da Academia para diversos olhares”, finalizou.

Sobre o Poesia do Olhar

Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com 35 (trinta e cinco) associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia. O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão. A entidade nos últimos anos tem obtido destaque no cenário da fotografia nacional figurando entre os 10 melhores fotoclubes do Brasil conforme o bom desempenho de seus integrantes nas últimas Bienais de Arte Fotográfica da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto