Academia de Letras publica novos livros da Coleção Biblioteca Escolar

AML recebe livros da Coleção Biblioteca Escolar, em solenidade na reitoria da UEMA.

Em parceria com a editora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Academia Maranhense de Letras (AML) acaba de publicar 16 livros relacionados a aspectos históricos e literários do Maranhão. A parceria editorial entre a UEMA e a AML contempla obras da Coleção Biblioteca Escolar – Série Fundadores da Academia I.  

A série traz a reedição de livros de autoria dos 12 fundadores da Academia Maranhense de Letras, publicados em diferentes épocas. São eles:  “Harpas de fogo”, de Corrêa de Araujo; “Missas negras”, de I. Xavier de Carvalho; “O Palácio das Lágrimas”, de Clodoaldo Freitas; “Os Novos Atenienses”, de Antônio Lobo; “Por onde Deus não andou” (dois volumes), de Godofredo Viana; “Coisas da vida”, de Alfredo de Assis; “Silhuetas”, de Domingos Barbosa; “O Maranhão: subsídios históricos e corográficos” (dois volumes), de Fran Paxeco; “Natal”, de Astolfo Marques; “Fundação do Maranhão”, de José Ribeiro Amaral; “História do Maranhão” (três volumes), de Antônio Batista Barbosa de Godóis; e “Poesias”, de Vieira da Silva.

A Coleção Biblioteca Escolar da AML, idealizada e coordenada pelo acadêmico Sebastião Moreira Duarte, totaliza agora 35 títulos já publicados. A primeira série, denominada Quadros da Vida Maranhense, incluiu dez títulos de autoria do historiador Jerônimo de Viveiros, dentre eles “Os irmãos Azevedo”, “Velhos jornais do Maranhão” e “Franceses e holandeses no Maranhão”. A segunda série, denominada Maranhão, Maranhenses, publicou sete volumes de autoria do escritor Humberto de Campos.

“A Academia Maranhense de Letras presta um grande serviço à literatura ao trazer à lume, de forma didática e de fácil manuseio por jovens leitores, este rico acervo da Coleção Biblioteca Escolar”, destacou o presidente da AML, Lourival Serejo. Os livros, segundo ele, estão à disposição para consulta popular na Biblioteca Astolfo Marques, da AML. E em breve poderão ser adquiridos em livraria virtual no portal eletrônico da Academia.