Alunos da Escola Crescimento visitam supermercado de São Luís e colocam em prática as teorias da Matemática

O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma etapa de desenvolvimento educacional pleno, em que os aspectos físico, psicológico, intelectual e social dos alunos são aperfeiçoados e desenvolvidos. Dessa forma, são necessárias diferentes metodologias e abordagens específicas para que este processo de aprendizado seja mais didático e atraente.

Pensando nisso e nas diferentes estratégias de ensino, que proporcionem um aprendizado mais lúdico e focado na realidade dos estudantes, a Escola Crescimento realizou uma aula de campo com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental para colocarem em prática as teorias da Matemática, um dos componentes curriculares obrigatórios.

A gestora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais da instituição, Fernanda Calado, conta que o ensino da Matemática, principalmente nas primeiras séries, é fundamental, visto que trabalha a base e constrói a forma como as crianças vão lidar com o componente. “Desde a Educação Infantil, é necessário trabalharmos no concreto e com a realidade para que os nossos estudantes possam aprender como a Matemática, por exemplo, está inserida no dia a dia deles. Os números não são só um conceito abstrato, eles estão nas nossas ações diárias”, explicou.

Com base nessa proposta pedagógica, na visita ao supermercado, os alunos trabalharam uma série de habilidades e conhecimentos, por meio de desafios que os fizeram explorar boa parte dos conceitos matemáticos, aprendidos nas aulas. Eles puderam trabalhar os sólidos geométricos com as embalagens dos produtos; a construção do sistema monetário brasileiro com os preços e as cédulas; a unidade de medida em que cada produto é embalado, entre outros tópicos. Por fim, participaram de uma dinâmica de compra e venda, por meio da qual puderam aplicar as contas de adição e subtração, além de participarem de um momento de socialização, de troca de experiências com debates e construção de estratégias em equipe, que fazem parte da proposta pedagógica da instituição. “Apresentar expectativas, proporcionar desafios, dar tempo para que os alunos pudessem pensar, raciocinar logicamente e propor soluções são algumas atividades que praticamos na nossa aula de campo de Matemática”, finalizou a gestora pedagógica da Escola Crescimento.