Obra do Hospital da Ilha é um marco para o setor da construção civil do Maranhão

Hospital da Ilha, recém-inaugurado pelo Governo do Estado, está localizado no bairro do Turu, em São Luís  

A entrega da primeira etapa do Hospital da Ilha, localizado no Turu, em São Luís, na última sexta-feira (1º), pelo Governo do Estado, é um marco não apenas para o setor da saúde pública, mas para o segmento da construção civil do Maranhão.  A conclusão dessa fase da obra foi possível graças ao empenho de duas empresas maranhenses que mostraram conhecimento em empreendimento desse porte. 

A unidade hospitalar será fundamental para desafogar o atendimento em postos de saúde da capital, além de servir a outros municípios da Grande Ilha. “É uma obra de fundamental importância para o nosso estado porque é a inauguração de um hospital de mais de 32 mil metros quadrados”, destaca o engenheiro Gerardo Braquehais.

O engenheiro também fala da satisfação de a empresa ter feito parte desse sonho da população maranhense e o seu impacto social em todo o estado. “Estamos muitos felizes em contribuir com a realização desse sonho. É uma obra que nos trouxe muita alegria em fazer parte dela”, disse.

De acordo com o engenheiro, para o segmento da construção civil, é uma obra inédita, que gerou cerca de 500 empregos diretos e mais de 500 terceirizados. Toda a parte operacional do hospital foi concluída e está pronta para as próximas etapas. “É uma obra que vem para completar a rede de saúde pública do estado se somando a outras unidades da capital”, reforça. 

ESTRUTURA

O Hospital da Ilha terá centro cirúrgico com seis salas e 11 leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), laboratórios, setor de  hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto. Nesta primeira etapa, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, serão 87 leitos. A unidade atenderá em especialidades como emergência, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial, cirurgia cabeça e pescoço e cirurgia pediátrica.