O que é media training e quais os benefícios para minha empresa?

Foi-se o tempo em que somente grandes corporações deveriam ter porta-vozes preparados para lidar com entrevistas e pronunciamentos concedidos à imprensa. Com o amplo acesso à internet pela sociedade e uma maior vulnerabilidade das empresas às críticas públicas on-line, é importante ter um representante apto a falar pela instituição.

Isto porque, quando um gestor ou funcionário faz declarações em nome de uma empresa, a imagem de toda aquela marca está em jogo. Ou seja, a mensagem passada deve ser clara, explicativa e precisa. Uma solução para isso é aderir ao media traning, que é, em linhas gerais, um treinamento voltado a aperfeiçoar representantes empresariais no relacionamento com profissionais da imprensa, seja em entrevistas, eventos ou meetings.

Como é feito e seus benefícios

O treinamento leva em conta um aspecto teórico, com noções básicas sobre técnicas e dinâmica da imprensa e mídia em geral, além de uma parte prática. Nessa lista, entram, além de outros fatores:

  • definição dos objetivos corporativos;
  • mapeamento estratégico dos veículos da imprensa;
  • workshops;
  • estudo de cases e orientações para gerenciamento de crise;
  • direcionamentos sobre linguagem verbal e corporal;
  • dicas sobre postura diante das câmeras e simulações de entrevistas em TV, rádio e veículos impressos;
  • postura em campanhas institucionais;
  • dicas que ajudam a superar nervosismo e ansiedade;
  • feedback do assessor sobre o desempenho do assessorado.

Isso pode ser feito com especificamente um porta-voz da empresa, ou para equipes de várias pessoas.

Em última análise, o representante da empresa bem informado, desenvolto e treinado passa a exercer um controle sobre as informações que devem ou não ser comunicadas, e ajuda a fortalecer as mensagens-chaves estratégicas, ou seja, que devam ser continuamente frisadas em entrevistas e manifestações públicas da empresa.

Tudo isso é extremamente útil tanto para consolidar a boa imagem corporativa, quanto para administrar ou reverter situações de adversidade.

Além disso, os profissionais da imprensa valorizam porta-vozes bem preparados, já que a comunicação fica mais fácil e o esclarecimento de suas demandas é melhor desempenhado. Quer saber mais sobre as vantagens de media training? Entre em contato conosco!