CONHEÇA A CAMPANHA “JULHO VERDE”

É recorrente que cada mês tenha uma cor com um tema em especial, e a saúde humana é o foco principal. Neste mês de julho será a vez da reflexão sobre a importância do combate ao câncer de cabeça e pescoço, sendo coordenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

O câncer vem de forma silenciosa, muitos sintomas acabam passando despercebidos por falta de conhecimento da população, quanto mais rapidamente for diagnosticado, maior a chance de cura, ações como essa de prevenção são imprescindíveis para o combate do câncer e conscientização de milhares de pessoas.

José Helder Vasconcelos Filho, médico e especialista no assunto, destaca os principais sintomas:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios com dificuldade de cicatrização por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas os esbranquiçadas na língua, gengivas, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); nódulos no pescoço; e rouquidão persistente.
  • Em casos mais avançados, observa-se dificuldade na mastigação e na deglutição, além de dificuldades na fala e sensação de algo preso na garganta. Contudo, o diagnóstico deve ser feito pelo oncologista.

No Maranhão a campanha recebe o apoio da Thyreos, grupo composto pelos médicos Júlio César, Flávio Marcondes, Sebastião Porfírio e Helder Vasconcelos, especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço.

Tome nota!

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

(Visited 159 times, 1 visits today)

Deixar uma resposta