Workshop aborda Disciplina Positiva na hora de lidar com desobediência infantil

banner blog

Como lidar com a desobediência infantil, com base na Disciplina Positiva, foi o tema de um workshop promovido recentemente pelas psicólogas infanto-juvenis Thaís Almeida e Ada Trindade. O bate-papo foi voltado a pais, responsáveis e educadores, e aconteceu no Pátio Jardins.
A Disciplina Positiva vai na contramão da prática costumeira de adotar punições e castigos físicos, e recompensas, na hora de se reagir à teimosia das crianças. A proposta principal dessa abordagem é compreender e reagir a esses comportamento com firmeza, mas, ao mesmo tempo, sem deixar de ser gentil.
“Encorajamos pais e educadores a substituírem as antigas práticas punitivas por empatia, entendimento da perspectiva da outra pessoa e uma nova postura gentil e firme ao mesmo tempo”, comenta Thaís Almeida, que, ao lado de Ada Trindade, é certificada em Educação Parental pela Positive Discipline Association (USA). “Para isso, utilizamos vários exercícios práticos nas palestras e workshops, além de fornecer ferramentas que auxiliarão no dia a dia com as crianças”, conta.
Segundo a especialista, o contexto social não é mais o mesmo e algumas formas tradicionais de disciplina não são tão efetivas quanto anteriormente. A partir daí, essa nova forma de educar as crianças ganhou espaço, à medida em que se estabelece conexões com os pequenos para ensiná-los habilidades sociais e de vida que são necessárias para o seu desenvolvimento e para que se tornem adultos bem-sucedidos.

banner blog
Psicólogas Ada Trindade e Thaís Almeida.
(Visited 13 times, 1 visits today)

Deixar uma resposta